segunda-feira, 18 de junho de 2012

Arquivos DWG mais leves - PURGE e OVERKILL

Um arquivo DWG pode ter muitas informações que o transformam num arquivo grande, com muitos megabytes e, são chamados de "pesados".
Desta maneira é bom eliminar tudo o que for desnecessário.
No AutoCAD podemos eliminar uma boa parte do "inchaço" dos arquivos DWG com os comando PURGE e OVERKILL.

Utilizando o comando PURGE:
A Figura 1 mostra a caixa de diálogo do comando PURGE. Digite o nome do comando no prompt do AutoCAD para acessá-la.
Figura 1
Vemos então a lista dos itens que podem ser eliminados se não estiverem em uso, como um bloco sem instâncias inseridas, um layer sem objetos ou um estilo de linha não usado.
É possível proceder a limpeza individualmente selecionando o item ou apenas um objeto e clicando em Purge. Entretanto, espere finalizar o arquivo para então utilizar Purge All e confirme a eliminação dos itens.
Enquanto houver o sinal de "+" na frente do item, isso quer dizer que ainda há objetos a serem eliminados.
Alguns itens dependem da eliminação de outros para então serem eliminados, por exemplo: um estilo de cota só pode ser apagado se nenhuma cota usar o referido estilo.


Utilizando o comando OVERKILL:
Objetos repetidos sem necessidade também deixam os arquivos "pesados".
É difícil notar linhas sobrepostas, e, procurar por elas pode ser uma tarefa demorada. Encontrar e apagar linhas sobrepostas em um arquivo de AutoCAD é fácil com o comando OVERKILL.
A Figura 2 mostra a tela depois de digitar o comando no prompt do AutoCAD e selecionar alguns ou todos os objetos do arquivo.
Figura 2
Devemos ter atenção às comparações feitas na caixa "Object Comparison Settings".
Ajuste a tolerância entre os objetos e depois, em "Ignore object property" cada item marcado pode ignorar uma propriedade durante a procura e comparação.
Ao deixar todos os itens desmarcados, o AutoCAD preserva linhas sobrepostas levando em conta as propriedades, por exemplo duas linhas sobrepostas de layers diferentes são mantidas se a caixa ficar desmarcada.

Normalmente as opções marcadas como padrão na caixa "Options" são suficientes. Elas combinam as linhas em polylines quer sejam parcialmente sobrepostas (partially overlap) ou se forem do mesmo tamanho (end to end).
Marque as caixas de acordo com suas necessidades.

Um comentário: